quinta-feira, 26 de junho de 2008

Palestra com guaraná no lançamento do mais novo livro sobre a internet.

Na última segunda estive no lançamento do livro “Internet: O Encontro de Dois Mundos”, organizado por Tiago Baeta e Nathália Torezani. A obra reúne 56 crônicas de 44 medalhões da internet brasileira. Profissionais de agências, portais, empresas web, meio acadêmico e por aí vai.

Sobre o livro eu comento quando arrumar tempo para ler. Já sobre o evento posso contar que, entre aperitivos e autógrafos, rolou uma palestra do Bruno Rodrigues, Webwriter e Consultor de Mídia Digital da Petrobrás.

Bruno começou criticando a falta de crítica que tem por aí. Segundo ele, hoje em dia ninguém questiona mais as novas tecnologias. Surge o Twitter e todo mundo tem que dizer que é legal, surge o Second Life e logo vira “uma revolução social” (nessa muita gente quebrou a cara).

E os sites de busca, alguém já criticou? O Bruno Rodrigues sim. Ele levantou a questão de que o usuário de internet tem consumido a informação fora de seu contexto, fragmentada entre as várias respostas da busca do Google, e isso deturpa seu sentido. Faz sentido.

No final aquilo que eu mais esperava, o jump of the cat, a fórmula mágica para escrever como o Webwriter mais respeitado do Brasil. O segredo para escrever bem na internet ou criar um bom site é: ter senso crítico, multiplicar conhecimento e simplificar o conteúdo. A gente sabe, mas não custa lembrar.

Depois aconteceu um painel com outros 5 cronistas que estavam presentes, além do palestrante, respondendo às perguntas dos convidados. O tom foi de diversidade de idéias com opiniões, muitas vezes, conflitantes. Um resumo do que é a internet, não é?

De tudo ficou um ensinamento importante: no próximo lançamento vou chegar mais cedo e comer mais empadinhas para não precisar me estressar no Mc Donald’s depois.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Bomba: Mc Donald's pode estar à beira da falência!



Está lá, no site deles: “O Mc Donald's está presente em 118 países, (...) possui 31,8 mil restaurantes, onde trabalham 1,6 milhão de funcionários que alimentam diariamente mais de 48 milhões de clientes”. Impressionante, não? O site diz ainda que no Brasil, em 2006, “o faturamento do Mc Donald's totalizou R$ 2,4 bilhões”.

Agora, chegue você em uma dessas quase 32 mil vendinhas de carne de minhoca e peça um copo com gelo para acompanhar o seu pedido caríssimo. É grande a chance de se reproduzir com você o seguinte diálogo que aconteceu comigo:

- Amigo, pode me arrumar um copo com gelo?

- Nós estamos sem copo cortesia.

Achei que não tinha entendido direito e insisti:

- Não, não, é só um copo com gelo.

- É que estamos sem copo cortesia.

Aí não deu...

- Peraí, você tá dizendo que não pode me arrumar um copo de papel vagabundo desses aí?

Silêncio do lado de lá do balcão. E se eu soubesse o que eu sei agora teria perguntado:

- São 118 países, 31,8 mil botecos, 1,6 milhão de funcionários, R$ 2,4 bi de faturamento no Brasil e vocês não podem me dar UMA MERDA DE UM COPO DE PAPEL?????

Das duas uma, ou esse funcionário faltou à aula de bom senso na Universidade do Hambúrguer ou esse é um sinal claro da decadência do império. Será que eles já estão lavando os copos descartáveis também?

Na dúvida, se eu fosse o palhaço Ronald já começaria a procurar outro emprego (no anúncio do Burger King abaixo, ele foi comer um sanduiche ou levar o currículo?).


segunda-feira, 23 de junho de 2008

Frases do Dia

Educação não é a resposta para a pergunta. Educação é a resposta para todas as perguntas.

(Da agência Droga5, de Nova York, apresentando uma ação de marketing social que acabou levando um Titanium Lion)

Com a situação econômica da Argentina, o Peso está cada vez mais leve.

(Saudades de meus casal "portenho" preferido: Moreno e Ciana)

E acabou mais um Festival de Cannes.

O widget abaixo faz parte da ação - de uma marca de roupas japonesa - que ganhou nada menos que 2 Grand Prix em Cannes esse ano: um em Cyber e outro em Titanium (categoria que premia cases em vez de peças isoladas). Para ver todo o projeto, clique aqui.

O widget serve para você ver a hora. Como já tem um relógio no rodapé do seu computador, a função principal do widget passa a ser... fazer você viajar na dancinha das japas.

Não é a toa que muita gente achou que eles não mereciam tanto.


embed



Mais sobre Cannes muito em breve (espero) aqui no blog. Ou veja todos os ganhadores clicando aqui.

UPDATE: e para piorar, agora descobri que o widget não funciona no Firefox.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Frase do Dia

Pra "bom" corretor, poça d'água vira vista para o mar.


É, camarada, procurar apartamento no Rio é uma missão ingrata.

Novo site no Portifólio.

Nova tentativa de dar seqüência ao blog.

Já está no ar e no meu portifólio oficial (www.brunopimentel.com) o novo site da Simples Estúdio (www.simplesestudio.com.br). O site tem uma proposta de navegação bem interessante, quase experimental, e por isso mesmo teve gente que achou meio complicado. Você pode visualizar todas as páginas ao mesmo tempo, brincando com o zoom e pulando de página em página, ou apelar para o menu caretinha do lado esquerdo da tela.

Se nem com o menu você conseguir se entender a culpa não é minha. Aliás, quase nada é culpa minha porque quando eu cheguei o site já estava quase pronto. Só fiz os textos mesmo - escrevi todos os textos: conceituais, do portifólio e do blog.

O briefing pedia um conteúdo que transmitisse o clima da agência. Por funcionar em uma casa, minha sensação inicial alí foi de acolhimento, intimidade e foi isso que tentei passar. Ao mesmo tempo em que tive bastante liberdade para desenvolver o conteúdo, tomei cuidado para não ficar “over” e assim não entrar em conflito com o portifólio nem com a verdadeira estrela do site: a navegação ousada.

No final eu gostei do resultado. Acho que ficou um contraponto legal: design e navegação pesados com texto suave. Vale uma conferida.