Sobre o livro eu comento quando arrumar tempo para ler. Já sobre o evento posso contar que, entre aperitivos e autógrafos, rolou uma palestra do Bruno Rodrigues, Webwriter e Consultor de Mídia Digital da Petrobrás.
Bruno começou criticando a falta de crítica que tem por aí. Segundo ele, hoje em dia ninguém questiona mais as novas tecnologias. Surge o Twitter e todo mundo tem que dizer que é legal, surge o Second Life e logo vira “uma revolução social” (nessa muita gente quebrou a cara).
E os sites de busca, alguém já criticou? O Bruno Rodrigues sim. Ele levantou a questão de que o usuário de internet tem consumido a informação fora de seu contexto, fragmentada entre as várias respostas da busca do Google, e isso deturpa seu sentido. Faz sentido.
No final aquilo que eu mais esperava, o jump of the cat, a fórmula mágica para escrever como o Webwriter mais respeitado do Brasil. O segredo para escrever bem na internet ou criar um bom site é: ter senso crítico, multiplicar conhecimento e simplificar o conteúdo. A gente sabe, mas não custa lembrar.
Depois aconteceu um painel com outros 5 cronistas que estavam presentes, além do palestrante, respondendo às perguntas dos convidados. O tom foi de diversidade de idéias com opiniões, muitas vezes, conflitantes. Um resumo do que é a internet, não é?
De tudo ficou um ensinamento importante: no próximo lançamento vou chegar mais cedo e comer mais empadinhas para não precisar me estressar no Mc Donald’s depois.