terça-feira, 1 de julho de 2008

Leia este post e ganhe a mesma coisa que ganharia repassando aquele e-mail.

Todo mundo já recebeu um daqueles e-mails que prometem dar um celular ou um computador para quem repassar. O que não dá pra entender é como ainda tem gente com mais de 10 anos de idade que ainda acredita nessa besteira e continua repassando.

Ninguém sabe bem a origem desses e-mails, mas o fato é que eles surgiram já há vários anos e as mesmas mensagens originais ainda estão por aí, nunca foram atualizadas.

Ontem recebi um que explicava como eu poderia me dar bem:“Tudo o que é preciso fazer é enviar uma cópia deste e-mail para 8 (oito) conhecidos. Dentro de 2(duas) semanas você receberá um Ericsson T18.” E não é só isso! “Se a mensagem for enviada para 20 (vinte) ou mais pessoas, você poderá receber um Ericsson R320.”

Não tem sorteio nem menor preço único! Mais fácil de ganhar do que na Tele Sena de São João! Pois veja agora em troca de quais aparelhos sensacionais meu amigo ajudou a encher minha caixa postal e mais um monte de outras:



Repassa agora que eu quero ver.


quinta-feira, 26 de junho de 2008

Palestra com guaraná no lançamento do mais novo livro sobre a internet.

Na última segunda estive no lançamento do livro “Internet: O Encontro de Dois Mundos”, organizado por Tiago Baeta e Nathália Torezani. A obra reúne 56 crônicas de 44 medalhões da internet brasileira. Profissionais de agências, portais, empresas web, meio acadêmico e por aí vai.

Sobre o livro eu comento quando arrumar tempo para ler. Já sobre o evento posso contar que, entre aperitivos e autógrafos, rolou uma palestra do Bruno Rodrigues, Webwriter e Consultor de Mídia Digital da Petrobrás.

Bruno começou criticando a falta de crítica que tem por aí. Segundo ele, hoje em dia ninguém questiona mais as novas tecnologias. Surge o Twitter e todo mundo tem que dizer que é legal, surge o Second Life e logo vira “uma revolução social” (nessa muita gente quebrou a cara).

E os sites de busca, alguém já criticou? O Bruno Rodrigues sim. Ele levantou a questão de que o usuário de internet tem consumido a informação fora de seu contexto, fragmentada entre as várias respostas da busca do Google, e isso deturpa seu sentido. Faz sentido.

No final aquilo que eu mais esperava, o jump of the cat, a fórmula mágica para escrever como o Webwriter mais respeitado do Brasil. O segredo para escrever bem na internet ou criar um bom site é: ter senso crítico, multiplicar conhecimento e simplificar o conteúdo. A gente sabe, mas não custa lembrar.

Depois aconteceu um painel com outros 5 cronistas que estavam presentes, além do palestrante, respondendo às perguntas dos convidados. O tom foi de diversidade de idéias com opiniões, muitas vezes, conflitantes. Um resumo do que é a internet, não é?

De tudo ficou um ensinamento importante: no próximo lançamento vou chegar mais cedo e comer mais empadinhas para não precisar me estressar no Mc Donald’s depois.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Bomba: Mc Donald's pode estar à beira da falência!



Está lá, no site deles: “O Mc Donald's está presente em 118 países, (...) possui 31,8 mil restaurantes, onde trabalham 1,6 milhão de funcionários que alimentam diariamente mais de 48 milhões de clientes”. Impressionante, não? O site diz ainda que no Brasil, em 2006, “o faturamento do Mc Donald's totalizou R$ 2,4 bilhões”.

Agora, chegue você em uma dessas quase 32 mil vendinhas de carne de minhoca e peça um copo com gelo para acompanhar o seu pedido caríssimo. É grande a chance de se reproduzir com você o seguinte diálogo que aconteceu comigo:

- Amigo, pode me arrumar um copo com gelo?

- Nós estamos sem copo cortesia.

Achei que não tinha entendido direito e insisti:

- Não, não, é só um copo com gelo.

- É que estamos sem copo cortesia.

Aí não deu...

- Peraí, você tá dizendo que não pode me arrumar um copo de papel vagabundo desses aí?

Silêncio do lado de lá do balcão. E se eu soubesse o que eu sei agora teria perguntado:

- São 118 países, 31,8 mil botecos, 1,6 milhão de funcionários, R$ 2,4 bi de faturamento no Brasil e vocês não podem me dar UMA MERDA DE UM COPO DE PAPEL?????

Das duas uma, ou esse funcionário faltou à aula de bom senso na Universidade do Hambúrguer ou esse é um sinal claro da decadência do império. Será que eles já estão lavando os copos descartáveis também?

Na dúvida, se eu fosse o palhaço Ronald já começaria a procurar outro emprego (no anúncio do Burger King abaixo, ele foi comer um sanduiche ou levar o currículo?).


segunda-feira, 23 de junho de 2008

Frases do Dia

Educação não é a resposta para a pergunta. Educação é a resposta para todas as perguntas.

(Da agência Droga5, de Nova York, apresentando uma ação de marketing social que acabou levando um Titanium Lion)

Com a situação econômica da Argentina, o Peso está cada vez mais leve.

(Saudades de meus casal "portenho" preferido: Moreno e Ciana)

E acabou mais um Festival de Cannes.

O widget abaixo faz parte da ação - de uma marca de roupas japonesa - que ganhou nada menos que 2 Grand Prix em Cannes esse ano: um em Cyber e outro em Titanium (categoria que premia cases em vez de peças isoladas). Para ver todo o projeto, clique aqui.

O widget serve para você ver a hora. Como já tem um relógio no rodapé do seu computador, a função principal do widget passa a ser... fazer você viajar na dancinha das japas.

Não é a toa que muita gente achou que eles não mereciam tanto.


embed



Mais sobre Cannes muito em breve (espero) aqui no blog. Ou veja todos os ganhadores clicando aqui.

UPDATE: e para piorar, agora descobri que o widget não funciona no Firefox.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Frase do Dia

Pra "bom" corretor, poça d'água vira vista para o mar.


É, camarada, procurar apartamento no Rio é uma missão ingrata.

Novo site no Portifólio.

Nova tentativa de dar seqüência ao blog.

Já está no ar e no meu portifólio oficial (www.brunopimentel.com) o novo site da Simples Estúdio (www.simplesestudio.com.br). O site tem uma proposta de navegação bem interessante, quase experimental, e por isso mesmo teve gente que achou meio complicado. Você pode visualizar todas as páginas ao mesmo tempo, brincando com o zoom e pulando de página em página, ou apelar para o menu caretinha do lado esquerdo da tela.

Se nem com o menu você conseguir se entender a culpa não é minha. Aliás, quase nada é culpa minha porque quando eu cheguei o site já estava quase pronto. Só fiz os textos mesmo - escrevi todos os textos: conceituais, do portifólio e do blog.

O briefing pedia um conteúdo que transmitisse o clima da agência. Por funcionar em uma casa, minha sensação inicial alí foi de acolhimento, intimidade e foi isso que tentei passar. Ao mesmo tempo em que tive bastante liberdade para desenvolver o conteúdo, tomei cuidado para não ficar “over” e assim não entrar em conflito com o portifólio nem com a verdadeira estrela do site: a navegação ousada.

No final eu gostei do resultado. Acho que ficou um contraponto legal: design e navegação pesados com texto suave. Vale uma conferida.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Frase do Dia

É melhor ser rico e com saúde do que pobre e doente.

Concordo plenamente, Toninho.

Widget 2

Gosto muito desses brinquedinhos. Widgets ou gadgets virtuais, como o do post aí de baixo. Mas tem que trazer alguma utilidade, de preferência uma brincadeira que vá além do site.

Este do filme Kung Fu Panda traz trailers, notícias e ainda permite que você... leia sua sorte no biscoito chinês - definitivamente a melhor de suas funcionalidades :-) Mas ainda precisa dar uma ajeitada na ferramenta que permite postar no blog (ela não aceita acentos e limita o número de toques).

Aliás, o site todo está bem bacana e tem vários trechos do filme: http://www.kungfupanda.com/.

Widget

Vem aí Kung Fu Panda

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Há muito tempo, ninguém cala esse chororô.

Hoje é aniversário de 111 anos de Pixinguinha e é o Dia do Chorinho. Saudações a meus amigos chorões (da música mesmo) Fabrício, Jamaica, Suzana e a toda a torcida do Botafogo.

Post nº Zero

Nunca quis de verdade ter um blog. Aliás, não sei como tanta gente encontra tempo para trabalhar, viver e ainda escrever num blog (fora quem consegue ganhar dinheiro com isso, claro). Só que escrever é meu trabalho. Mais especificamente, escrever para a Internet. Então isso estava me incomodando. Será que o cara, profissional da criação e das letras, não tem nada a dizer? E como o “mercadinho” vê isso?

Este blog nasceu para mostrar (pra eles e pra mim mesmo) que não é bem assim. Aqui vou postar meus trabalhos, idéias, tiradas, crônicas, histórias, opiniões, e principalmente aprender a me expor um pouco e a valorizar meu próprio trabalho (quem me conhece sabe que eu preciso mesmo aprender a fazer isso).

E já que a função deste blog é de descarada autopromoção, e já que quando você apresenta seu portifólio quer que seu target acredite que ele é bom, a política de comentários é bem clara: críticas pesadas serão muito bem recebidas... e não serão publicadas. Não gostou? Manda um comentário. Pffff

Aos amigos a quem devo algum texto, surge uma nova esperança. Afinal vou precisar produzir conteúdo pra encher esse espaço aqui também, e o seu está na lista.

Esse foi só para dar a partida, ainda hoje tento postar algo mais interessante.